top of page
Buscar
  • Foto do escritorLaboratório de Análises Clínicas Dr. Marcus Souza Farias

Importância do Check-up Infantil



É recomendável que toda criança seja submetida a um check-up anualmente, sendo um hábito muito importante para a sua saúde. A realização de exames de rotina auxilia na prevenção de doenças que podem ocorrer no futuro e proporciona um crescimento saudável para os pequenos.

A seguir, consulte 5 principais exames que podem ser realizados sob orientação do pediatra. Acompanhe!

Exames de sangue

Você já deve saber que coletar sangue de uma criança não é nada fácil. Entretanto, um exame de sangue, como o hemograma, é fundamental na prevenção de diversas infecções e doenças — entre elas, a anemia, infecções virais ou bacterianas.

Além do hemograma, outros exames importantes que podem ser indicados pelo pediatra são: check-up de perfil lipídico (para avaliar o colesterol), de glicemia (para avaliar o açúcar no sangue), de tireoide (T4 e TSH), de dosagem ferro sérico e de ferritina (para avaliar uma possível anemia).

A recomendação para os exames citados ficará por conta do pediatra, que poderá indicar uma periodicidade pré definida ou seguir com a solicitação a partir de determinados sintomas que a criança apresente.

Exame parasitológico de fezes

É comum que as crianças corram um risco maior de terem vermes, uma vez que o seu sistema imunológico ainda não está plenamente desenvolvido. Além disso, crianças, no geral, têm mais contato com o chão, sujeira e poeira, e, muitas vezes, acabam levando as mãos sujas à boca, ficando mais sujeitas às infecções.

É nesse sentido que o exame de fezes mais recomendado em um check-up infantil é o parasitológico — que investiga a presença de parasitas e protozoários, podendo ser um indício de verminose.

Vale, também, procurar o médico na presença de sintomas de vermes no intestino, como: dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso incomum, anemia e problemas respiratórios.

Exame de urina

O exame de urina é um teste simples que auxilia — e muito — na detecção de diversas patologias, não apenas aquelas que afetam os rins e as vias urinárias, como também doenças renais e até a diabetes.

A infecção urinária é um dos principais problemas que podem acometer as crianças. Isso porque, além de terem o trato urinário ainda em desenvolvimento, a criança ainda está aprendendo a controlar suas idas ao banheiro e desenvolvendo seus primeiros hábitos de higiene.

Portanto, preste atenção nos seguintes sintomas: perda de peso repentina, falta de apetite, alterações do sono, irritabilidade, choro constante, ou febre sem razão aparente. Em todos esses casos, será fundamental consultar o pediatra para investigar o problema.

Exames de vista

Logo na maternidade, o teste do olhinho deverá ser feito para verificar se está tudo normal com a visão do recém-nascido. Caso esteja tudo regular, a partir do seu primeiro ano de vida, o exame de vista passa a ser recomendado novamente a fim de checar todo o desenvolvimento de visão da criança neste período.

Durante a infância, sinais como apertar os olhos para ver TV ou ler um livro, tropeçar, cair ou esbarrar em objetos com frequência, podem indicar a necessidade de uma avaliação da qualidade visual da criança.

Para o período escolar, especialmente, será fundamental contar com o acompanhamento do oftalmologista para prevenir problemas de aprendizagem e de mau desempenho escolar decorrentes da má visão.

Exames de audição

Assim como o teste do olhinho para avaliar a visão, o teste da orelhinha também é realizado para avaliar a recepção de sons pelo bebê.

Após essa triagem, é recomendável continuar monitorando a saúde auditiva da criança em seus primeiros anos de vida e, também, na sua vida escolar.

Vale ressaltar que, especialmente durante o período de desenvolvimento de fala da criança, ela não conseguirá manifestar aos pais caso não escute com qualidade, o que poderá prejudicar bastante a evolução da sua comunicação com o mundo.

Caberá, então, ao pediatra solicitar exames rotineiros para verificar se a criança está ouvindo bem e com a qualidade necessária para interagir com a sua família e amigos.


Fonte: cliquesmedico

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Setembro amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha mundial de conscientização sobre a prevenção do suicídio e a valorização da vida. Durante este mês,...

Comments


bottom of page