1- Quadros de Repetição
Em geral adultos ficam resfriados 3-4x no ano e crianças podem ficar até 10x ano. Então se você está tendo quadros de obstrução nasal, coceira, espirros, coriza, olhos coçando e lacrimejando com frequência maior que essa pode ser um quadro alérgico. Se você tosse com frequência e as vezes tem falta de ar também pode ser um quadro alérgico.
2 – Ausência de Febre
Alergia não dá febre. Então se você tem sintomas nasais como obstrução, coriza, espirros e mal estar associado a febre deve ser um resfriado. Se você está tendo esses sintomas de forma recorrente e sem febre é provável que seja alergia.
3 – Familiares com Alergia
Alergia é uma doença hereditária. Isso significa que se um de seus pais é alérgico você tem 50% de chance de também ser. Se os dois pais são alérgicos aumenta para 70%. Pergunte a seus pais e irmãos se eles têm ou já tiveram rinite, asma, dermatite atópica. Se a resposta for positiva, mesmo que só na infância, tem uma boa chance de você também ser alérgico
4 – Sintomas desencadeados por poeira, cheiro forte e mudança de tempo
O paciente alérgico costuma piorar com algumas coisas. Chamamos isso de gatilhos para as crises. Geralmente os sintomas pioram ao contato com poeira pois o principal causador de alergia no nosso meio (alérgeno) é o ácaro da poeira doméstica. Também pode piorar os sintomas com mudança de tempo e contato com odores fortes como fumaça de cigarro, perfumes e desodorantes, queimadas.
Geralmente os sintomas reaparecem sempre que se entra em contato com esses gatilhos. 5 – Início dos sintomas
Geralmente as alergias aparecem na infância e podem ou não sumir ao longo da vida. Então se uma criança começa a apresentar sintomas de rinite frequentes é provável que seja uma rinite alérgica. Se um jovem apresenta falta de ar, tosse e chiado no peito de repetição é provável que seja uma asma alérgica. Porem se os mesmos sintomas aparecem em um idoso a chance é bem menor. É pouco comum alergias respiratórias aparecerem pela primeira vez em idosos. Porem, pode sim, reativar uma alergia que teve na infância.
6 – Testes alérgicos
O teste alérgico é a melhor maneira de confirmar se uma pessoa é alérgica. Pode ser feito no consultório (teste cutâneo ou prick teste), demorando poucos minutos e praticamente indolor e confirma com precisão se você é alérgico e ao que tem alergia. Também pode ser feito através de exames de sangue. Sempre busque orientação Médica.
Fonte: Alergia Bota Fogo
Comments